Marcel Duchamp, Octavio Paz

Etant donnés: (1) la chute de l'eau; (2) le gaz d'éclairage, de Marcel Duchamp. Realizado entre 1946 e 1966. Encontra-se no museu da Filadélfia

Etant donnés: (1) la chute de l’eau; (2) le gaz d’éclairage, de Marcel Duchamp. Realizado entre 1946 e 1966. Encontra-se no museu da Filadélfia

 

“A dualidade magia/política não é mais que uma das oposições que habitam a poesia moderna. O par amor/humor é outra. Toda a obra de Marcel Duchamp gira sobre o eixo da afirmação erótica e da negação irônica. O resultado é a metaironia, uma espécie de suspensão da alma, um mais além da afirmação e da negação. O nu do Museu da Filadélfia, de pernas abertas, empunhando com uma mão (como uma estátua da Liberdade tombada) uma lâmpada de gás, recostada sobre feixes de raminhos como se fossem lenhas de uma fogueira, uma cascata ao fundo (dupla imagem da água do mito e da indústria elétrica) – nada mais é que a pin-up Artemisa vista pela fresta de uma porta por Acteón, o voyeur. Operação circular da metaironia: o ato de ver uma obra de arte transformado em um ato de voyeurismo. Olhar não é uma experiência neutra: é uma cumplicidade. O olhar ilumina o objeto, o contemplador é um observador. Duchamp demonstra a função criadora do olhar e, ao mesmo tempo, seu caráter irrisório. Olhar é uma transgressão, mas a transgressão é um jogo criador. Ao olhar por uma fresta da porta da censura estética e moral, entrevemos a relação ambígua entre contemplação artística e erotismo, entre ver e desejar. Vemos a imagem de nosso desejo e sua petrificação em um objeto: uma boneca nua.”

Os filhos do barro, Octavio Paz. Tradução de Olga Savary

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