“De Boccaccio a Proust num único fôlego”

Texto de Kelvin Falcão Klein para o blog da Cosac:

Introdução aos estudos literários, que Erich Auerbach escreve em francês, durante a II Guerra, em seu exílio na Turquia, é um livro que impressiona por conta de dois fatores que raramente vão juntos: a vastidão e complexidade de seu conteúdo e a clareza e objetividade de sua exposição. Auerbach vai da cultura greco-romana a Marcel Proust num único fôlego, mas o faz pacientemente, salientando pontos de contato, frisando aspectos técnicos, da formação de palavras a partir do latim vulgar até o encontro entre arte e sociedade durante a “civilização burguesa”. Assim como em A novela no início do Renascimento, nessa Introdução Auerbach nunca fala “apenas” de literatura, mas de um contexto cultural de apoio que pode ser definido em quatro esferas: a esfera divina (práticas e discursos da religiosidade), a esfera terrena (práticas, discursos e condutas referentes à convivência em comunidade), a esfera da técnica (uso, transmissão e transformação da linguagem) e, finalmente, a da sociedade (aspectos econômicos e históricos considerados na passagem do tempo).

As quatro esferas estão em constante contato e permutação, e é precisamente essa dinâmica de relacionamento que Auerbach se propõe a esclarecer. Nesse ponto é possível perceber, na argumentação do autor, a importância do conhecimento íntimo dos textos literários da tradição ocidental – pois é esse conhecimento que permite a seleção e o ajuste dos melhores exemplos para cada situação. Introdução aos estudos literários apresenta um fluxo argumentativo coeso e teleológico – da Idade Média ao século XIX – , reforçado e enriquecido por uma série de “estudos de caso”. No que diz respeito ao seu livro anterior, A novela no início do Renascimento, título que marca sua estreia na crítica literária, o foco está restrito ao Decameron de Giovanni Boccaccio; mas na Introdução, por outro lado, vemos Auerbach buscar cenas de análise em autores como Goethe, Racine, Cervantes e Camões (método que alcança seu ápice em Mimesis).

Em geral, cada caso leva a uma reflexão referente tanto à condição específica de produção de tal texto quanto ao contexto posterior, ou seja, um trajeto histórico de leitura e interpretação dentro do qual Auerbach é o último elemento. Sobre a Canção de Rolando – um poema épico francês do século XI –, por exemplo, Auerbach fala do desnível de intenções e percepções que existe entre o período histórico retratado no poema (uma batalha dos exércitos de Carlos Magno ocorrida em agosto de 778) e o período em que foi escrito, auge das Cruzadas. A expedição de 778, escreve ele, foi enviada “não contra os muçulmanos, mas contra os bascos cristãos que assaltaram a retaguarda dos francos”, “não foi, de modo algum, uma espécie de Cruzada tal como a pinta a Canção de Rolando; Carlos Magno manteve excelentes relações com os príncipes muçulmanos, e a ideia da guerra santa contra os infiéis não é de seu tempo”. E conclui: “a Canção de Rolando introduz, na história dos séculos passados, o espírito de sua própria época, o espírito da época das Cruzadas; ele narra uma história antiga, mas com os costumes e as concepções de seu próprio tempo”.

Com isso, Auerbach mostra que toda tática de escritura pode levar, potencialmente, a uma ampla gama de táticas de leitura – mais ou menos atentas aos processos velados de configuração do sentido. Trata-se, portanto, de um procedimento de leitura crítica que permita a exploração das camadas temporais que constituem todo texto literário, que às vezes miram o passado, mas revelam, no processo, muito mais sobre o presente que ainda lhes é invisível.

 

*Kelvin Falcão Klein é crítico, autor de Conversas apócrifas com Enrique Vila-Matas (Ed. Modelo de Nuvem, 2011). Escreve em falcaoklein.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Arquivado em Lançamento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s