Casa Senhorial entre as Luzes e o Romantismo, tipologias, programas interiores e artes decorativas

Extraído do site da Fundação Casa de Rui Barbosa:

Estão abertas as inscrições para o curso “Casa Senhorial entre as Luzes e o Romantismo, tipologias, programas interiores e artes decorativas”, ministrado professor Helder Carita, da Universidade Nova de Lisboa.

O curso, composto por seis encontros, propõe um aprofundamento dos estudos sobre a problemáticas da evolução da casa nobre nas suas vertentes não só arquitetônicas como artísticas e sociais. Em estreita relação com a arquitetura será analisada a evolução dos programas distributivos num ponto de vista das lógicas dos seus interiores e das funções de cada espaço: vestíbulo, entrada, escadas, salas e infra-estruturas de serviços. Neste sentido será analisada a decoração interior: tratamento mural, tetos e pavimentos com o equipamento móvel, conferindo particular atenção ao significado da evolução de tipologias de mobiliário relacionadas com as transformações da vida quotidiana, entre as do Iluminismo e o Romantismo.

Na sua exposição este curso dará particular relevo à imagem recorrendo à apresentação de plantas antigas e iconografia da época, como: gravura e plantas antigas. Ao longo de cada palestra serão disponibilizadas versões digitais de inventários, plantas e descrições coevas, consideradas fundamentais para o estudo e aprofundamento destas matérias.

As aulas serão de 11 a 22 de agosto, 2ª, 4ª e 6ª feira, das 18 às 21 horas, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), com a seguinte programação:

I – A casa Senhorial entre a arquitetura pombalina e o barroco tardio (11 de Agosto)
II – Programas interiores e artes aplicadas – azulejaria e estuques (13 de Agosto)
III – A casa senhorial e o neoclassicismo de corte (15 de Agosto)
IV – Artes aplicadas e artes decorativas D. Maria I (18 de Agosto)
V – Do palacete neoclassicismo tardio revivalismo e ecletismo (20 de Agosto)
VI – interiores românticos decoração aplicada e as artes decorativas (22 de Agosto)

:: Sobre o professor

O arquiteto Helder Carita foi, entre 2000 e 2004, diretor Pedagógico da Fundação Ricardo Espírito Santo e do Conservatório Nacional de Lisboa. Participou, em 1982, da renovação da Casa dos Bicos. Dedica-se ao estudo da arquitetura e à evolução do seu conceito de espaço, tendo publicado vários livros e artigos sobre o patrimônio arquitetônico português, em especial o legado na Índia. É autor de Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal, ou da originalidade e desaires desta arte e publicações como Oriente e Ocidente nos interiores em Portugal, Elementos para o estudo da Casa dos Bicos, Lisboa Manuelina e a Formação de Modelos Urbanísticos da Época Moderna (1495-1521) e Arquitectura Indo-Portuguesa na região de Cochim e Kerala.

:: Inscrições

Valor: R$ 150,00 profissionais / R$ 75, 00 (estudantes)
Vagas limitadas (ver ficha de inscrição) . Haverá certificado de participação.
Informações/inscrições: tel. (21) 3289-8682; e-mail: museu@rb.gov.br

Deixe um comentário

Arquivado em Cursos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s