“Liv & Ingmar”

No início do filme Liv & Ingmar, com a tela ainda em fundo preto, uma frase vai sendo composta. Ela informa que se trata de uma história de amizade que durou cinco décadas. O filme relata, porém, mais do que uma relação de amizade. É uma história de amor, em suas diversas etapas, sem que, em nenhum de seus momentos, o encantamento que um exercia sobre o outro fosse desfeito: o encontro, a paixão, o amor, a vida conjugal, a solidão, a raiva, a separação, a amizade compõem um quadro complexo de uma vida em comum. De todas as etapas, Liv Ullmann fala de maneira especial, com ternura, alegria ou tristeza. Como nos filmes de Bergman, nada do que Liv Ullmann fala soa desinteressante e sem existência.

Ao fazer seu primeiro trabalho com Bergman, quando o via chegar ao set de filmagem pela manhã, Liv Ullmann começava a chorar de admiração. Aos poucos, sentiu que estava apaixonada por ele. Liv engravidou e temeu contar sobretudo à sogra que havia se lançado a uma paixão extraconjugal. A resposta da sogra, que a tinha como filha, é de intensa comoção.

Liv e Ingmar casam-se. Ele construiu uma casa onde um dia estiveram sentados, apaixonados, diante do mar. A solidão, presente desde o início, cresce nessa casa, onde a insegurança de Bergman parece ganhar fôlego. E o que Liv Ullmann afirma a respeito de sua própria solidão talvez seja válido para qualquer um de nós: não dependia dele, não era despertada por ele, mas a sua solidão era uma parte escura de si, nascida de si mesma. E para ela, foi da solidão de ambos que parecia nascer aquele amor.

Conto aqui um pouquinho dessa história. O filme está sendo exibido nos cinemas e reverbera em nós por muito tempo depois de as luzes se acenderem.

1 comentário

Arquivado em Cinema

Uma resposta para ““Liv & Ingmar”

  1. Ainda não estreou aqui em Lisboa…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s