Poemas de Emily Dickinson

A Dor – tem Algo de Vazio –
Não sabe mais a Era
Em que veio – ou se havia
Um tempo em que não era –

Seu Futuro é só Ela –
Seu Infinito faz supor
O seu Passado – que desvela
Novos Passos – de Dor.

*

A Morte é um Diálogo entre
A Alma e o Pó.
Diz a Morte “Some” – A Alma “Só
Me cabe ser Crente” –

A Morte – sob a Terra – clama –
Vai-se a Alma
Deixando o seu – prova cabal –
Manto de Lama.

*

Morrer por ti era pouco.
Qualquer grego o fizera.
Viver é mais difícil –
É esta a minha oferta –

Morrer é nada, nem
Mais. Porém viver importa
Morte múltipla – sem
O Alívio de estar morta.

Traduções de Augusto de Campos, Não sou ninguém, Editora da Unicamp

***

Mesmo ao sair de sua vida –
Ornato muito grande
Em minha Fronte tão modesta –
Poderia esta Mão

Plantar a flor que ele mais ama –
Cuidar dos seus achaques –
Tirar-lhe as pedras do caminho –
Sua canção tocar –

Em lento – lânguido – Alaúde –
Saiba ele – me ouvindo –
Que qualquer coisa que lhe agrade
Ele a terá de mim –

Os pés de pequeninas Botas –
Em pulos de Gazela –
Irão levar os seus recados
Sempre que ele quiser –

Melhor cumprir obediente
Todas as suas Ordens –
Do que brincar – com outras crianças –
Do que bailar – a sós –

Vai se esvair a tua Serva
Sem remédio e repouso –
Nem notará o Mundo quando
Tua Fama se for –

O Frio irá bater à porta
Ao chegar Fevereiro –
Mas no avental trarei a lenha
Que te irá aquecer –

Quero levar esta promessa
Comigo – ao Paraíso –
Dizer aos Anjos a avareza
Que contigo aprendi.

Tradução de José Lira, A branca voz da solidão, Iluminuras

2 Comentários

Arquivado em Poesia

2 Respostas para “Poemas de Emily Dickinson

  1. Ida Vicenzia Dias Maciel

    Interessante, Eduardo, eu coloquei na minha pea o incio do poema da Emily, sobre a Dor… Abs, Ida

Deixe uma resposta

