“Painel de Di Cavalcanti no centro de SP sofre com deterioração”

Matéria de Vanessa Correia publicada no site da Folha de S. Paulo [via Raquel Cozer]:

Depois de “sofrer” uma restauração malfeita, o painel de Di Cavalcanti que reveste a entrada do edifício Triângulo, no centro de São Paulo, está se deteriorando ainda mais.

Atingido nos anos 1990 por uma fogueira de moradores de rua que procuravam se aquecer, o painel teve parte de suas pastilhas de vidro substituída por outras de cerâmica. Agora, essa parte do painel está despencando.

“Foi colocado um reboco de péssima qualidade”, lamenta o zelador do prédio, Everaldo dos Santos. Ele diz ter o “sonho de ver esse painel restaurado”.
Segundo o zelador, o condomínio não tem nenhum projeto de recuperar a obra. “Infelizmente as pessoas não têm interesse”.

O mural foi tombado em 2004 pela prefeitura, junto com o hall do edifício, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer inaugurado em 1954. Fica nas esquinas da ruas Quintino Bocaiuva e José Bonifácio.

Everaldo conta que há alguns anos um artista e restaurador se propôs a restaurar o painel e chegou até a fazer um levantamento histórico. “Depois ele sumiu, não deu em nada. Acho que queria só se promover”, diz o zelador.

O DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) da prefeitura informa que vai avaliar o estado do painel e notificar o condomínio. Segundo o órgão, o edifício Triângulo pode buscar recursos em programas governamentais de incentivo à cultura para restaurar o painel.

Deixe um comentário

Arquivado em Artes plásticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s