Livros que amei – Guerra e paz, de Tolstói

No programa Livros que amei, o ensaísta Francisco Bosco fala sobre Guerra e paz, de Tolstói. É lindo o seu depoimento, sua análise do vigor das personagens desse romance.

Reproduzo um trecho do romance (edição da Cosac & Naify, com tradução de Rubens Figueiredo) em que o narrador descreve a reação da condessa ao receber uma carta de seu filho, Nikóluchka, que estava participando da guerra contra Napoleão. Trata-se de um trecho de rara beleza, de uma precisão de sentimentos comovente:

Como para ela era estranho, extraordinário e alegre o fato de seu filho – o filho que ela mal sentia mexer os braços e as pernas dentro do seu corpo vinte anos antes, o filho por causa de quem ela tanto discutia com o conde que o mimava, o filho que primeiro aprendeu a falar ‘pera’ e depois ‘mulher’, que aquele filho estivesse agora lá, numa terra estranha, num ambiente estranho, numa guerra de homens, sozinho, sem ajuda e orientação, cumprindo alguma tarefa de homem. A experiência universal dos séculos, que mostrou que as crianças partem do berço e se tornam homens por um caminho imperceptível, não existia para a condessa. O amadurecimento do filho, em cada uma de suas fases, era para ela algo tão extraordinário como se nunca tivessem existido milhões e milhões de pessoas que amadureceram exatamente da mesma forma. Assim como vinte anos antes não acreditava que a criatura pequena que vivia em algum lugar dentro dela, embaixo do seu coração, iria gritar, começaria a mamar em seu peito, começaria a falar, também agora ela não acreditava que essa mesma criatura pudesse ser aquele homem forte e corajoso, o filho e a pessoa exemplar que ele era agora, a julgar por aquela carta.

1 comentário

Arquivado em Vídeo

Uma resposta para “Livros que amei – Guerra e paz, de Tolstói

  1. Lucas

    Boa tarde, você consideraria vender essa edição?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s