“Anna Maria Maiolino é vencedora do 1º Prêmio Masp”

Extraído do site Folha de S. Paulo:

A artista Anna Maria Maiolino é a vencedora da primeira edição do Prêmio Masp/Mercedes-Benz de Artes Visuais 2012, e irá receber R$ 200 mil, um dos maiores valores para prêmios voltados à arte contemporânea.

“Esse prêmio é como a confirmação da afiliação pela qual optei, do meu desejo de ser adotada pelo Brasil. Afinal, estou aqui desde os anos 1960”, disse Maiolino à Folha, anteontem, pouco antes de embarcar para a Alemanha. Lá, participa da 13ª Documenta, em Kassel.

Nascida na Itália e tendo vivido na Venezuela, Maiolino foi desenvolver no Brasil a maior parte de sua carreira. “Minha obra é totalmente devedora da arte brasileira, foi aqui que ela germinou. Com esse prêmio, me reconcilio com a minha vida peregrina”, definiu ela, que completa 70 anos no domingo.

Também foi oferecido um prêmio de R$ 60 mil ao mineiro Paulo Nazareth, como “talento emergente”. Ele está em cartaz em São Paulo na mostra “Noticias de America”, na galeria Mendes Wood.

O que vai fazer com o dinheiro? “Investir em banana. Comprar uns três porcos e um lote para plantar banana”, brincou Nazareth.

O anúncio dos premiados representa uma alteração no projeto inicial do Museu de Arte de São Paulo (Masp), que seria relacionar três finalistas e dar a todos uma mostra na instituição. Somente então o júri escolheria um vencedor.

“Achamos que não teria sentido ter duas etapas. Seria mais correto indicar já o vencedor”, disse Chris Dercon, diretor da Tate Modern, em Londres, que compôs o comitê com o colombiano José Roca e os curadores brasileiros Moacir dos Anjos, Paulo Herkenhoff e Teixeira Coelho, do Masp.

Para dos Anjos, uma das razões que levaram à escolha de Maiolino foi o fato de haver, em sua obra, “uma afirmação da potência da ‘coisa’ e do ‘gesto’ comuns, da possibilidade de encontrar, no cotidiano, elementos que nos reposicionem diante da vida partilhada com os outros”.

Deixe um comentário

Arquivado em Artes plásticas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s