“Dois rios”, de Tatiana Salem Levy

Reproduzo a resenha que escrevi sobre Dois rios e foi publicada na revista portuguesa Ler do mês de janeiro de 2012:

DEPOIS DA FESTA

            Dois rios é o novo romance de Tatiana Salem Levy. Sua estreia com A chave de casa lhe rendeu o Prêmio São Paulo de Literatura 2008, chegou à etapa final do Prêmio Jabuti e foi vertido para outras línguas. Diante disso o segundo romance não se torna empreendimento fácil. A autora, porém, conseguiu desenvolver ótima narrativa: se lhe falta alguma intensidade do primeiro livro, há maior equilíbrio em Dois rios, com um resultado final talvez até melhor que o d’A chave de casa.

Dois rios é narrado por Joana, na primeira parte, e Antônio, na segunda. Irmãos gêmeos, ambos revelam obsessão pela figura de Marie-Ange, que encontram em épocas distintas e sem que um saiba da relação do outro com a estrangeira da Córsega. O enredo é desenvolvido por meio de uma linguagem fluida, mas rigorosa. Há lirismo e objetividade: é um romance sem sobras, em que os fatos são desdobrados com desenvoltura e habilidade até esclarecerem muito da psicologia de seus narradores.

Joana conhece Marie-Ange na praia, enquanto Antônio esbarra com ela no metrô. Nos dois casos, o encontro se passa em lugares onde o movimento é uma das marcas registradas. Movimento que parece contaminar as linhas do discurso. A sintaxe de Tatiana Salem Levy é madura, móvel, com sofisticação inquestionável. Além disso, o romance consegue absorver distintos fatos históricos e geografias, que ocupam importância variada no segundo romance de Tatiana Salem Levy, autora que soube fazer do sucesso um estímulo para o rigor criativo.

Deixe um comentário

Arquivado em Resenha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s