“Parceria dá sobrevida a livraria Camões, que será remodelada”

Matéria de Marcos Grinspum Ferraz publicada no caderno Ilustríssima do dia 4 de fevereiro:

A notícia do fechamento da livraria Camões, no Rio, mobilizou não só seus frequentadores cariocas, mas até mesmo políticos portugueses.

Menos de um mês depois, no entanto, o anúncio de sua reabertura e reestruturação deixou todos mais tranquilos.

Na última semana, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) – órgão ligado ao governo português que mantém a Camões – divulgou a notícia da reabertura da livraria, possibilitada pela parceria com o grupo Almedina.

Constituído por um conjunto de editoras e livrarias portuguesas, além de uma filial brasileira, o Almedina será também parceiro na remodelação da livraria carioca, que passará por reformas e reabrirá com acervo maior ainda neste semestre.

Inicialmente, o motivo alegado pela INCM para o fechamento da Camões havia sido a situação financeira “irremediavelmente comprometida” da livraria, que tinha custo mensal de até R$ 35 mil para o órgão. O quadro ganhou peso com o agravamento da crise econômica portuguesa.

O encerramento das atividades da chamada “pequena Portugal no Brasil” causou imediata mobilização nos dois países -a livraria reúne cerca de 12 mil títulos da literatura lusa, incluindo livros raros, e é considerada um marco cultural da presença portuguesa no país.

Abaixo-assinados contrários à decisão da INCM correram na internet, intelectuais se manifestaram e parlamentares do Partido Socialista Português pediram explicações ao governo do país.

“Deixaríamos uma lacuna enorme no Brasil, pois atendemos a todo o território nacional e há livros que não existem aqui”, diz Jorge Estrela, 76, gerente da Camões desde a sua abertura em 1972.

Deixe um comentário

Arquivado em Livraria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s