Adendos – Livraria Camões

Aqui, dois importantes adendos enviados por Gilda Santos a respeito do fechamento da livraria Camões, no Rio de Janeiro:

De: Maria Alzira Seixo <masss@netcabo.pt>
Data: 8 de janeiro de 2012 20:51

Colhe-me de chofre esta notícia do encerramento da Livraria portuguesa no Rio, da tão especial Livraria do Estrela!

Amigos, escutem: eu não vejo o Sr. Estrela há-de haver uns 30 anos, ou quase. Nunca privei muito com ele. Mas ele faz parte da História de Portugal no mundo.
Tive consciência disso quando, pouco depois do 25 de Abril, fui ao Rio de Janeiro pela 1a vez, fiquei alojada em Botafogo em casa de um amigo de José Saramago, e, mal este chegou (íamos os dois participar em congressos, foi nessa altura que conheci Gilda Santos, Teresa Cristina, Jorge Fernandes da Silveira, Edson Rosa da Silva, Maria Teresa Abelha, Nádia Batela Gottlieb, Elsa Miné), levou-me à famosa Livraria. «O quê?», disse-me o futuro Nobel, «Tu não conheces a Livraria do Estrela? Mas vamos lá imediatamente, porque ele é Portugal no Brasil!»

E foi assim que eu conheci a Livraria, o senhor Estrela, sua mulher, e demos grandes passeios pelo Rio, arredores, curiosidades, e pelas praias. Uma noite iniciaram-me no culto de Iemanjá (era na época – e eu, que conhecera então a Grande Dama que era Cleonice Berardinelli, fique a conhecer a senhora do Mar também).

Naquele tempo o Leblon era a praia da moda no Rio, e nós andávamos os quatro pela beira-mar a admirar o culto de Nossa Senhora daquela noite especial, Estrela advertiu-nos de que a região vizinha (aquela onde estávamos, se não erro) seria a de uma praia de grande futuro (era São Conrado!) e eu, em aparte, dizia ao Zé: «Mas então ele não pretende que eu compre lá muitos livros?» E o nosso futuro Nobel: «O Estrela instiga os brasileiros a comprarem os nossos livros – mas, a nós, que sabe que os lemos e temos, quer é mostrar-nos a maravilha que é o Brasil. Este homem é um achado, um grande divulgador da cultura portuguesa através do Livro, e um cultor das relações Portugal-Brasil».

E José Saramago acrescentou, olhando-me profundamente: «O Estrela é Portugal no Brasil!»

Meus amigos, isto foi-me dito a mim, estávamos sós na noite de São Conrado, os Estrelas dirigiam-se, mais à frente, em direcção ao carro – e SINTO QUE ESTE DEPOIMENTO DE JOSÉ SARAMAGO SOBRE A LIVRARIA DO ESTRELA, só eu vo-lo posso dar. Escrevo isto numa fase de grande sobrecarga de ocupações profissionais, e de um jacto, mas tinha de o dizer – com uma grande tristeza, uma profunda desolação por ver que os responsáveis do meu País nem sequer aproveitam a pouca riqueza que ainda podem salvaguardar para o futuro.

Queridos colegas do Ensino do Português no Brasil, sinto, ainda mais que vocês, a vossa mágoa. E Saramago, ao menos, esta já não sentirá.

Maria Alzira Seixo

=============================

De: Maria Teresa Horta [mthorta@netcabo.pt]
Enviado: sábado, 7 de Janeiro de 2012 23:03

O encerramento da Livraria Camões, no Rio de Janeiro, ao cabo de 40 anos de uma actividade que se impôs pelos critérios culturais e adequação a um contexto peculiar, constituiria um acto deplorável do decisor político. Com efeito, desconsiderando uma Casa cujos méritos nunca deixaram de ser reconhecidos, designadamente na relação que promove entre os países dos dois lados do Atlântico, atinge-se o valor estratégico que é a difusão da língua e cultura portuguesas, bem como as dimensões simbólicas projectadas pelo Poeta celabrado no nosso Dia Nacional, que sempre encontrou no Brasil alguns dos seus estudiosos e cultores maiores.

Portugal não deve nem pode, a nosso ver, prescindir de uma das suas armas de afirmação fundamental, a língua de Camões e quanto nela se exprime, muito para além de juízos conjunturais e da muito duvidosa racionalidade que os os incita.

Manuel Alegre
Maria Teresa Horta
José Manuel Mendes

Deixe um comentário

Arquivado em Livraria

Deixe uma resposta

