Dicionário Luís de Camões

Notícia publicada no site da revista Pessoa:

Ao longo de mil páginas, a obra reúne cerca de 200 artigos com informação atualizada sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões, a respectiva contextualização histórico-literária, os seus problemas filológicos e a influência e a crítica camonianas nos diversos períodos da literatura portuguesa.

O livro inclui ainda artigos sobre a recepção da sua obra nas principais literaturas mundiais, da espanhola à brasileira e à norte-americana.

A obra, o primeiro dicionário dedicado à vida e obra do poeta, resulta de uma maratona editorial de cinco anos, envolveu 69 colaboradores de várias nacionalidade. Sob coordenação de Vítor Aguiar e Silva, Professor Titular e Membro da Academia de Ciência de Lisboa, é publicada pela Caminho.

“Para nós portugueses, Camões cria a única mitologia cultural digna desse nome ainda viva e, apesar das aparências, mais viva do que nunca como texto profético da nossa perenidade sempre em instância do naufrágio”, escreveu o filosofo português Eduardo Lourenço num ensaio sobre o dicionário, publicado na revista Ler de outubro.

Luís Vaz de Camões é conhecido como o maior poeta português de todos os tempos. Eternizado por Os lusíadas – considerado a epopéia portuguesa por excelência – Camões influenciou gerações de escritores e filósofos, sendo até hoje referência obrigatória para todos os amantes de literatura lusófona.

Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido em 1524-25 não se sabe exatamente onde e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s