O não me deixes

Homenagens ao centenário de Rachel de Queiroz

“O não me deixes – suas histórias e sua cozinha” é o primeiro livro da escritora cearense a ganhar reedição

A publicação de “O Não Me Deixes – suas histórias e sua cozinha” marca o início das homenagens pelo centenário de Rachel de Queiroz, comemorado em novembro. A romancista cearense não foge de seu tema preferido: o nordeste brasileiro. Desta vez, ela mescla lembranças e gastronomia e apresenta verdadeiras preciosidades da culinária sertaneja. A escritora revela o preparo de diversas receitas já consagradas em todo o Brasil e fala sobre os muitos ingredientes típicos da região. A descrição das mais diversas delícias aprendidas em Não me Deixe, fazenda da família no Ceará, revelam os costumes e os gostos do povo sertanejo. Este lançamento da Editora José Olympio (www.record.com.br) chega às livrarias nesta semana.

O Não Me Deixes
Rachel de Queiroz
Editora José Olympio
120 páginas
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 27,00
Culinária / Regionalismo

Em novembro deste ano, Rachel de Queiroz completaria 100 anos. Para comemorar a data, a Editora José Olympio lança “O Não Me Deixes – suas histórias e sua cozinha”, que marca o início das homenagens ao centenário da escritora. Em outubro, a comemoração continua com o lançamento de “Tantos Anos”. Com uma agradável e lúdica mistura de lembranças e receitas, a romancista cearense revela costumes do povo sertanejo e também seu talento nato para a arte culinária.

Rachel de Queiroz é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Muitos de seus romances tiveram como temas o nordeste brasileiro e seu povo, vítima da seca e da miséria. Esta carência tão conhecida por todos no país é responsável pela criatividade da gastronomia sertaneja, rica em adaptações para contornar a escassez de recursos.

“Nas cidades e principalmente nas fazendas, adaptou-se a tradicional culinária luso-brasileira, devidamente mitigada dos seus excessos em paio, chouriços, linguiças. É dessa cozinha que pretendemos nos ocupar, trazendo seus pratos tradicionais que apresentam o aproveitamento do estilo português com os poucos recursos de que dispomos”, explica a escritora.

A autora destaca diversos ingredientes típicos da região, como a farinha de mandioca, que “(…) para o nordestino, ocupa o mesmo lugar que o pão nas outras culturas. É indispensável à mesa do rico e à mesa do pobre (…)”. Receitas que já conquistaram o Brasil, como o Baião de dois, a Frigideira de Siri e Bolo de Milho, e muitas outros pratos, são algumas das delícias apresentadas pela romancista, que aprendeu a cozinhar na fazenda da família – Não Me Deixes.

Rachel de Queiroz nasceu em 17 de novembro de 1910 na cidade de Fortaleza, Ceará. Ainda não havia completado 20 anos, em 1930, quando publicou uma modesta tiragem de O Quinze, seu primeiro romance. Mas tal era a força de seu talento que o livro despertou imediata atenção da crítica de todo o Brasil. Em 1931 mudou-se para o Rio de Janeiro, mas nunca deixou de passar parte de seu tempo em sua fazenda “Não me deixes”, no sertão cearense. Rachel se dedicou ao jornalismo, atividade que sempre exerceu paralelamente à sua produção editorial. Primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras (1977), Rachel de Queiroz faleceu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em 4 de novembro de 2003. Cronista e romancista primorosa, também escreveu peças teatrais e livros infantis. Da autora, a José Olympio publicou também O Quinze, João Miguel, Caminho de pedras,, Memórias de menina,O galo de ouro e Memorial de Maria Moura.

1 comentário

Arquivado em Lançamento

Uma resposta para “O não me deixes

  1. É,ouvi falar deste lançamento, e pelo jeito deve ser bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s