Roberto DaMatta: o trânsito no Brasil

A editora Rocco divulga o lançamento do mais novo livro de Roberto DaMatta:

ROBERTO DAMATTA ANALISA O TRÂNSITO NO BRASIL
Em novo livro, antropólogo mostra que o comportamento do brasileiro no trânsito reflete sua relação histórica e cultural com o espaço público

O trânsito no Brasil é considerado caótico, com uma alta carga de agressividade e violação das leis que causam um grande número de acidentes e mortes.  À parte a responsabilidade do Estado pela manutenção de ruas e estradas, essa tragédia sobre rodas pode ser atribuída principalmente à cultura do brasileiro em dispor do espaço público como seu e de mais ninguém. “Fechar”, “furar” e “dar um balão” são as versões do popular “jeitinho brasileiro” usadas por motoristas no dia a dia. O estudo da dinâmica do sistema de trânsito no país deu origem ao ensaio inédito Fé em Deus e pé na tabua – ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil, do antropólogo Roberto DaMatta, que chega às livrarias este fim de semana, pela Rocco.

Para o autor, o automóvel é visto e usado pelo brasileiro como instrumento de poder, dominação e divisão social, revelando o conceito do “sabe com quem está falando?”, prática comum no Brasil de formação escravagista e aristocrática. Diferentemente do que ocorre em países e culturas onde o espaço público é visto pelos cidadãos como pertencente a todos e, por isso mesmo, respeitado naturalmente, o espaço de convivência no Brasil é usado de diferentes formas, dependendo da classe social.  É a cultura da casa – onde reside o personalismo, a leniência e um sentido de autoridade – levada para a rua, explica o antropólogo, autor de importantes estudos sobre a cultura brasileira como A casa e a rua e Carnavais, malandros e heróis, entre outros.

Resultado das pesquisas encomendadas pelo governo do estado do Espírito Santo, Fé em Deus e pé na tábua produz uma importante sociologia do trânsito que desafia Estado e sociedade. O livro foi escrito em parceria com João Gualberto Moreira Vasconcellos e Ricardo Pandolfi.

Título: Fé em Deus e pé na tábua
Autor: Roberto DaMatta
Páginas: 192
Preço: R$ 25,00

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Lançamento

7 Respostas para “Roberto DaMatta: o trânsito no Brasil

  1. licedoa

    Olha, não quero falar mal de Roberto DaMatta porque acho que ele é um antropólogo brilhante..Mas quando eu fiz Antropologia eu li tantos textos dele que eu fiquei meio enjoada..rsrs..Mas de qualquer forma concordo com as ideias dele..
    =1

  2. Míria

    me diga se este livro tem na saraiva pra comprar ou qual site tem disponível?
    preciso de urgência para minha monografia! retorne me avisando sobre algum site por favor!!

    desde já agradeço

    • Eduardo Coelho

      Saraiva, Travessa, Cultura, Livraria da Vila, enfim, o livro é da Rocco e do Roberto DaMatta. Tem em todas as livrarias.

  3. elida

    Gostaria de saber se tem algum livro, disponivel aqui em Porto Velho-RO.

    • Eduardo Coelho

      Cara Elida, é necessário contatar a editora. O blog apenas divulgou este texto. Ou então procure o livro no site da Livraria Cultura. Lá deve estar à venda.

  4. Patricia

    Alguém sabe me dizer quantos livros ele publicou e quais são os nomes?

  5. Luísa

    Onde encontro este livro para comprar???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s