Google e a digitalização de livros

G

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América considerou o procedimento da empresa Google ilegal em relação à disponibilização de livros on-line. Leiam a matéria completa sobre o caso no jornal El País.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Notícia

2 Respostas para “Google e a digitalização de livros

  1. Camillo

    O mais interessante da decisão do Departamento de Justiça dos E.U. não é tanto a ilegalidade do procedimento da Google, mas a sinalização de um processo de negociação. Pelo que entendi o DJ não é de fato contra em princípio a divulgação dos materiais digitalizados, mas o aspecto monopolista da coisa, que daria controle a uma empresa privada de milhões de livros, sobretudo o lucro com livros esgotados ou “órfãos”, isto é, cujos autores não reivindicaram direitos autorais sobre eles. O que se debate é o caráter público ou privado desses materiais, que de fato ainda não seriam públicos. Interessante porque uma das coisas que se diz a favor da Google é que esses conteúdos, que inicialmente seriam comercializados, e acessáveis por exemplo em sites universitários, eventualmente seriam gratuitos a todos. Mas essa “liberalidade” não seria imediata, e permaneceria incerta ainda por um tempo.

  2. Camillo

    Observe-se que ao contrário do que dá a entender a notícia do El País, a notícia original do Wall Street Journal de 19 de setembro é bem menos taxativa. Fala-se ali que o DJ dos E.U. manifestou “preocupação” com o acordo entre Google e as entidades que representam os interesses de autores “em sua forma atual”, e encorajou que as partes conversassem melhor. O DJ reconhece o interesse da sociedade na disponibilização desses conteúdos ao público. Diria que o sentido geral da notícia é bem mais interessante para aqueles que acham importante a publicização desses conteúdos do que dá a entender a nota do El País.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s